top of page
Buscar

Super heróis

  • Foto do escritor: Visão Jovem
    Visão Jovem
  • 2 de abr. de 2018
  • 2 min de leitura


Venho por este meio demonstrar a minha preocupação pela escassez de super heróis. Não falo de daqueles com músculos, super-poderes e capas que os fazem voar, não, estou a falar daqueles que têm entre 18 e 65 anos, que estão muito bem de saúde e de preferência que tenham acima dos 50 quilógramas.


Estou a falar de dadores de sangue. Sou dadora desde os meus 19 anos por decisão própria, pois acredito que a boa ação de hoje, será a recompensa de amanhã. Para além de toda a equipa que nos acompanha no processo de doação serem excelentes profissionais, que nos cuidam com carinho e dedicação, fiquem sabendo, que podem salvar pelo menos três pessoas com cada doação. Isto porque o sangue doado é separado nos seus diferentes constituintes, plaquetas, glóbulos vermelhos e glóbulos brancos e distribuídos consoante a necessidade do paciente.

Mas, infelizmente as inscrições para dadores não tem sido tão frequente como gostaríamos, os poucos dadores que nos restam estão atingir a idade limite de 65 anos. É de bom grado relembrar, que o facto de vivermos todos numa ilha, obriga-nos à necessidade de sermos autossustentáveis, isso refere-se também às unidades de sangue disponível. Se houver algum acidente, do qual sejam necessárias transfusões de sangue, é-nos muito difícil receber apoio de fora, devido às dificuldades que temos em relação a transportes.


E falo por experiência própria, muitos de nós pensamos em tirar um pouco dos nossos dias para fazer do mundo um lugar melhor, porque não começar no banco de sangue do Hospital Dr Nélio Mendonça? Podem fazê-lo entre as 8h30 e as 13h de Segunda a Sábado e Demoram apenas 15 minutos para realizar todo o processo de doação, e acreditem que saem com o coração muito mais quente. E é pela preocupação de sermos autossustentáveis, e de salientar que hoje são os outros e amanhã podemos ser nós, que vos faço este apelo.


Tornem-se dadores. Não custa nada, e para além de salvarem alguém, vão tornar a família dessa pessoa muito mais feliz.


Telma Gomes

 
 
 

Comments


bottom of page