A Receita
- Visão Jovem
- 17 de fev. de 2018
- 1 min de leitura

A receita é simples. Anote os ingredientes porque o resultado será de chorar por mais!
Coloque professores felizes em salas de aula, com alunos motivados em quantidade q.b. Atenção: não se empolgue na quantidade de alunos, uma pitada a mais e é o fracasso da fornada.
Mantendo os professores felizes, junte um programa de ensino flexível e adaptável a cada particularidade das turmas. Nesta etapa tenha cuidado para não sobrecarregar os professores e os alunos com programas muito extensos e difíceis de cumprir, o resultado será de incapacidade e frustração.
Não se deixe iludir pelo aumento do nível médio de desempenho dos alunos portugueses e foque-se em um dos vários problemas: Portugal detém a terceira taxa mais elevada da União Europeia de repetições de ano, com 31% dos estudantes a repetir o ano (dados retirados do Monitor da Educação e da Formação 2017, relatório elaborado pela Comissão Europeia e publicado em Novembro último).
Depois, polvilhe mais despesa neste sector. Repita o processo até permitir aos alunos e a todo o corpo docente não sentir qualquer tipo de carência durante o período escolar. Sabemos que não é fácil, mas sendo a educação um direito, vamos fazê-lo direito e por direito!
Termine esta receita olhando com especial preocupação para a realidade da profissão de docente no nosso país. Et voilá… Delicie-se com os resultados obtidos!
Esta receita é de agradecimento a todos os professores que cruzaram o meu percurso escolar e académico, uns mais felizes do que outros.
Mara Catarina Silva
Comments