Apoio local zero aos jovens estudantes
- Visão Jovem
- 2 de fev. de 2018
- 2 min de leitura

Vivemos numa época em que a aquisição de informação está ao alcance de todos. Os mais interessados procuram saber mais, alargar horizontes e abrir mentalidades. Ora isto é tudo muito bonito até que chega à hora do pagamento! O acesso ao ensino superior continua a ser para alguns uma miragem e um sonho inalcançável.
Todos os jovens sonham em ter uma oportunidade de aprender mais sobre uma área do seu agrado e preferência, contudo nem todos têm as mesmas oportunidades. Para aqueles que infelizmente não têm a ajuda dos seus familiares o caminho a percorrer torna-se íngreme e árduo. Então digam-me lá, não será função de quem tem os recursos na mão garantir que todos os jovens vão para a batalha de igual forma, armados com todos os recursos necessários para se tornarem melhores, podendo assim contribuir de forma ativa para a sociedade? Ou será que não é do nosso interesse formar os jovens? Será melhor deixá-los na ignorância para que não possam reenvendicar os seus direitos?
Este é um assunto que me toca profundamente, não por ter passado dificuldades ou não ter tido apoio, mas por ter acompanhado de perto a quem lhes tenha sido negado ajuda devido à má gestão de orçamentos públicos que sobrevalorizam determinados assuntos em detrimento de outros, desvalorizando assim o futuro da nossa sociedade!
Entristece-me profundamente como se pode deixar para segundo plano um assunto tão importante. Pouparíamos imensos recursos se apostássemos na educação uma vez que muitas situações não se tornariam problemas caso todos tivessem apoio e formação enquanto jovens. A educação é a base para uma sociedade desenvolvida, equilibrada, sustentável e justa. Está na hora de ajudar quem se quer educar!
Sara Vieira
Comments