Blockchain
- Visão Jovem
- 11 de mar. de 2018
- 2 min de leitura

A Bitcoin e a tecnologia que a impulsiona, a blockchain, é das inovações mais disruptivas que emergiram na última década.
A Bitcoin é uma moeda digital, entre várias, descentralizada, baseada num sistema de pagamento peer-to-peer sob princípios criptográficos. Em vez de armazenar os dados num servidor central, é armazenado simultaneamente em vários sistemas que comunicam com os outros para registar e verificar cada transação.
As informações são registadas publicamente em blocos. Os blocos são coleções de dados que podem armazenar qualquer tipo de dados, os quais contêm não apenas os dados que foram armazenados recentemente, mas todos os pontos de dados anteriores. Torna-se assim possível vincular um bloco ao bloco anterior, criando uma cadeia de informações, sendo esta a tecnologia subjacente do sistema bitcoin referida como uma cadeia de blocos.
Esta tecnologia pode, num futuro próximo, se é que já não ocorre, de entre as várias aplicações que tem e que pode vir a ter, de potenciar a criminalidade e servir de ferramenta na luta contra a corrupção.
Embora as transações não registem a identidade dos envolvidos, ainda assim registam chaves públicas usadas por todas as partes envolvidas. As ações são registadas na cadeia de blocos e estão disponíveis gratuitamente para inspecionar. As chaves públicas podem ser rastreadas, o que significa que os fluxos da moeda podem ser observados.
A confiança e a transparência tem que estar enraizada na nossa sociedade sendo que a blockchain poderá ser um grande aliado nesta matéria.
Só podemos confiar em algo que exista consenso. Uma transação seja ela com que intuito for, em que todos nós podemos confiar, que evite falsificação e adulteração dos dados, aliada a uma contabilização aberta e transparente que não dependa de uma autoridade central é um novo paradigma que revolucionará todas as formas de fazer negócios, quer seja local ou globalmente, pois muito do que se passa no mundo embora não seja ilegal, é imoral.
Tendo o blockchain por base será possível rastrear todas estas situações, diminuindo, espero eu, drásticamente, o número de casos de corrupção a que se assiste hoje em dia, estando milhares de "inspetores" na base de dados a verificar os fluxos... Nós.
Certamente que esta tecnologia terá ainda que ser aprimorada para evitar falhas que possam vir a ocorrer, mas podemos desde já aplaudir por esta nova forma de poder, entre todos, melhorar o sistema.
Para o bem e para o mal de uns, o mundo está a mudar.
Diogo Correia
Comments